CONTATE-NOS

17.5.10

Entrevista - Gut (Designer Gráfico)

Esta semana o Powerpop Br entrevistou Gut, o famigerado designer gráfico envolvido com o meio musical que trabalha no coletivo Inbloodesign e além disso faz estampas para camisetas.


Powerpop Br: Primeiro, a galera já conhece o seu trabalho, mais quem é o Gut? nome, idade, cidade onde nasceu?
Gut
: Meu nome é Vinicius Gut, tenho 21 anos e moro no interior de São Paulo, nasci na cidade de Jundiaí mas moro na cidade vizinha.

Powerpop Br: Como começou a se interessar por design gráfico? O que te levou a gostar e se aprofundar nessa área?
Gut:
Eu meio que me envolvi com essa área de arte desde muito cedo como qualquer criança normal, desenhando e tal, até acho que veio no sangue da minha família, que é toda formada por músicos, artistas plásticos, engenheiros e afins.
Quando eu tinha uns 14 anos conheci o Photoshop (ainda nem tinha computador) e ficava fazendo minhas primeiras montagens, meus primeiros layouts para sites só por brincadeira, logo depois quando ganhei meu primeiro computador comecei a pegar mais sério nisso e enfim descobri o que eu gostava de fazer.
Tive alguns fã sites de bandas gringas onde fazia só por diversão e nenhum retorno financeiro. Nesse meio tempo, era moda criar um Fotolog e eu não fui diferente das outras pessoas, criei o 'fotolog.com/alone_gut' mas como eu não tinha camera digital tive que arrumar outros meios de postar, foi aí que eu acabei juntando minha paixão por desenhar com a minha nova paixão que era as artes no computador. Naquela época eu ainda não sabia absolutamente nada como era essa coisa de "ilustração digital", acabei aprendendo tudo na marra.

Powerpop Br: Você já consegue 'viver' disso ou ainda é um sonho viver só de design?
Gut: Sim, vivo! não é aquela vida de deus, com correntes de ouro penduradas no pescoço, mas já vivo sim. A 2 anos atrás eu recebi a oportunidade de trabalhar no coletivo inbloodesign (inbloodesign.com). O coletivo apesar de naquela época ainda estar no começo já tinha uma visibilidade nacional por ser um dos pioneiros a trabalhar com edição de myspace e ter recebido aquela oportunidade mudou totalmente minha vida. meu primeiro trabalho, como teste, foi desenvolver o myspace do fotógrafo mauricio santana (tux) e pra mim já foi um puta desafio, mas como podem ver deu tudo certo e cá estou. antes disso eu tive meu primeiro emprego na loja virtual obashop (www.obashop.com) onde trabalhava na estamparia, desenhava algumas camisetas e fazia a parte publicitária deles. hoje em dia eu tenho alguns clientes, que podem ser chamados de "grandes" e isso tem me ajudado bastante. mas viver como freelancer ainda é meio complicado pra mim, mesmo depois de 2 anos ainda estou tentando me adaptar.

Powerpop Br: Bom, e você já fez algum curso, workshop, ou alguem te ensinou a usar os softwares em geral? ou foi tudo na marra mesmo, fuçando?
Gut: Sou formado em "criação e produção gráfica digital" (vulgo "design gráfico" mesmo) pela universidade paulista, mas posso te dizer que 90% do que eu sei foi de aprendizado na marra mesmo, fuçando, quebrando a cabeça, treinando e tendo como amigos/parceiros de trabalho (mesmo que virtuais) outros grandes artistas, isso vale mais do que qualquer faculdade ou curso. é claro, você sempre acaba aprendendo algo importante nessas instituições mas se o interesse não partir de você eles não podem fazer nada.

Powerpop Br: Dos trabalhos que você realizou, qual achou que teve o resultado mais satisfatório?
Gut: É... agora eu não sei haha, preciso de um tempo pra dar uma pensada. posso escolher mais de um? ou tipo, "meu top 5" ?
Eu sempre acho meus trabalhos mais recentes como sendo os mais satisfatórios, um que eu conclui a pouco tempo e gostei muito foi uma camiseta desenvolvida pra banda hevo84, acredito que seja esse o meu favorito de todos. mas não consigo deixar de fora da lista a camiseta feita para a banda phone trio e nem a mais recente que já foi mostrada ao público, da banda cine. falo mais das camisetas porque é o que tem me dado mais tesão de fazer ultimamente. mas também tem os myspaces, os flyers (principalmente o da tour da banda "forever the sickest kids" que passou por aqui faz poucos dias) e também as minhas ilustrações antigas do "alone gut" onde eu fazia por diversão, sem pressão nenhuma. enfim, vou ficar em cima do muro haha, tudo o que eu faço é importante pra mim, mas esses que eu dei mais destaque na resposta se tornam os mais "satisfatórios", digamos assim.



Powerpop Br: Se você escolhesse outra profissão, qual escolheria?
Gut:
Essa é uma pergunta que eu me faço todos os dias... eu não sei fazer mais nada! talvez viraria hippie e venderia artesanato na praia, mas eu precisaria aprender a fazer também porque eu não sei haha. eu queria ter uma banda também, mas não sei tocar nenhum instrumento. enfim, ainda bem que eu encontrei rápido o que gosto de fazer.

Powerpop Br: A maioria de seus trabalhos são para bandas nacionais, pra você é mais fácil trabalhar com bandas ou isso não influência muito?
Gut:
Quando entrei pra inbloodesign eu descobri minha terceira paixão, trabalhar no meio musical. não sou do tipo de designer gráfico que gosta de fazer campanhas publicitárias, criar site de empresas e essas porcarias todas, eu gosto mesmo é desse meio. é um nicho de pessoas (grande maioria) que não podem me pagar aquilo que minha arte pode valer mas é onde eu sinto tesão de trabalhar e se não houver maiores necessidades financeiras, é onde eu vou permanecer. e por enquanto são só bandas nacionais, estou na luta de tentar vender minha arte pro mundo todo mas por enquanto não rolou, acredito que seja só questão de tempo (:

Powerpop Br: Em termos de música, o que você anda ouvindo e que bandas destacaria na cena independente?
Gut:
O grande destaque desse ano pra mim na cena independente brasileira é o Phone Trio (apesar de cantarem em inglês haha), acabaram de lançar um cd novo que não deve nada pras bandas de fora e espero muito que eles recebam o espaço que merecem. Gosto também muito da Supercombo, Skore, Forfun e a eterna underground Hateen que pra mim é a melhor de todas. Eu acompanho pouco agora essa tal "cena independente", então não sei muito sobre essas bandas. Sobre o que eu tenho ouvido bastante ultimamente é o último cd da Breathe Carolina, o novo do Phone Trio, Owl City, Rocket Summer, Isles and Glaciers e ancioso pelo lançamento do Travie McCoy. Qualquer coisa tem mais aqui
http://www.last.fm/user/gutaozao
haha.

Powerpop Br: Gut, muito obrigado pelo papo. Pra encerrar fale um pouco dos seus planos para o futuro e deixe um recado para os leitores do Powerpop Br.
Gut:
Bom, meus planos para o futuro não são muitos, eu pretendo continuar do modo que as coisas estão, se possível melhorar um pouco e eu conseguir enfim alcançar meus clientes gringos, isso vai ser bem importante. Outra coisa que tenho em mente é criar minha própria marca de camisetas, que já está em processo, mas creio que ainda vá levar algum tempo até se concretizar. Agradeço a oportunidade por estar participando dessa entrevista, valeu mesmo! visitem meu portfolio
http://www.gut42.com/
e como eu sei que tem vários pessoais de bandas que entram por aqui, sintam-se a vontade para entrar em contato, não vão se arrepender (: e obrigado mais uma vez!

Links
Twitter -
http://twitter.com/gut42
Email -
gut@inbloodesign.com
Portfolio -
http://www.gut42.com/

2 comentários:

  1. muito obrigado pela oportunidade rapaz! valeu mesmo! :)

    ResponderExcluir
  2. eee.. Gut manda muito bem, tenho orgulho de trabalhar com esse menino! :D Paula

    ResponderExcluir

ACESSOS