CONTATE-NOS

22.2.10

Click - César Ovalle

Na seção 'Click' dessa semana, conversamos com César Ovalle, fotógrafo da banda Nx Zero e um dos principais nomes na cena na fotografia.

1- Quando começou a se interessar por fotografia? E como?
Na real, acho que vem desde sempre, pois nasci com meu pai me filmando e me fotografando. Na época ele gostava muito dessas coisas e então cresci com isso... provavelmente isso gritou alto quando eu cresci, por eu já ter tido essa convivência desde criança.

2- Qual são as suas referências? Tem algum fotógrafo(a) que você procura se espelhar?
Não procuro me espelhar porque acho que isso faz com que eu perca o meu ponto de vista e fique preocupado em imitar o de outro, então não sou muito de me espelhar em ninguém não... tento ser bem imparcial quanto a isso, pra tentar criar o meu próprio estilo de fotografia... luto por aquela identificação da qual você bata o olho na foto e já saiba que fui eu quem tirou - sem ao menos ler o meu nome nos créditos.

3- Além do Nx Zero já foi fotógrafo de outras bandas?
Bom, eu comecei fotografando banda (pra valer) em 2005, antes disso já tinha feito algumas mas era mais por hobby mesmo, como foi o caso do Los Hermanos, que foi a primeira banda grande a publicar fotos minhas que fiz em um show, simplesmente por hobby, mas gostaram do resultado e mandaram ver - isso em 2003. Mas voltando ao ano de 2005, eu morava em Curitiba, e lá eu fotografava fixo algumas bandas como o Square e o Self Defense.

4- O que você procura transmitir em suas fotos?
Em fotos de show eu procuro transmitir o que ta rolando mesmo, tento captar a vibração da banda, transmitir em imagens o som que tava rolando, a energia... e ao mesmo tempo procuro mostrar isso tudo com uma visão diferente da que o público está vendo. Tento mostrar tudo isso de um outro lado, de uma outra perspectiva.
Já em outros tipos de fotos eu procuro transmitir a verdade, um sentimento talvez escondido ou simplesmente uma imagem abstrata que por si só não signifique nada, mas que tenha um aspecto bom de se ver.

5- Qual equipamento que você costuma usar? Tem alguma preferência?
As minhas câmeras sempre foram Canon, exceto as de filme (lomos). Mas a minha preferência talvez seja essa, uso sempre Canon, e sempre trabalho com a linha de entrada, as ditas semi-profissionais (linha Rebel). Não vejo ainda muita utilidade em comprar uma realmente profissional, mesmo porque tudo o que eu quero eu consigo fazer com as Rebel, então pra que gastar dinheiro com máquina? Prefiro juntar uma grana e investir em lentes - que com certeza o benefício é bem melhor. Mais pra frente, quando eu realmente estiver com todas as lentes que eu sonho em ter, aí sim invisto em um corpo melhor. Fazer banca com máquina grande e não fotografar nada é bem fácil... e realmente não é isso que eu piro.

6- O que anda ouvindo ultimamente? E que bandas novas você destacaria?
Eu ouço muita coisa aleatória, cada semana é uma coisa diferente. Ultimamente eu tenho ouvido muito as coisas que eu ouvia há anos atrás, como Carbona (banda do RJ), The Rocket Summer, Less Than Jake e Green Day. Mas tirando essa vibe, tenho ouvido também alguns Raps como os do Sabotage, galera do Pentagono e Racionais (sempre). Das bandas nacionais em evidência posso citar o Sabonetes e R.Sigma - são duas grandes bandas que eu carrego como apostas pra mim.. são bandas que se eu tivesse dinheiro eu investiria fácil. Tirando isso, tem aquele jogo ganho de sempre, aquelas que você coloca pra escutar praticamente toda semana, que são: William Fitzsimmons, Death Cab For Cutie, Brandtson, Deas Vail, Bad Religion, Jack's Mannequin, Rise Against e por aí vai.

7- Qual o conselho que você dá pra quem deseja ser fotógrafo?
O mesmo de sempre: Estude. Vejo um monte aí que nunca sequer teve interesse em entender o que realmente acontece na fotografia, não sabe explicar o que faz, o que são aqueles números todos.. e me desculpe, mas isso pra mim não é fotógrafo. Fotógrafo é aquela pessoa que sabe o que está fazendo, sabe como registrar tal momento e se você pedir explicações técnicas, ele vai te dizer. É ser dono da foto, literalmente.

8- Qual a diferença de trabalhar com isso no cenário independente pro mainstream?
Cara, são várias. No independente você se fode na maioria das vezes porque os palcos são terríveis e as condições de luz piores ainda. Sem contar que quase ninguém quer te pagar pelas fotos, ou seja, você se fode no geral e ainda tem que pagar pra trabalhar. No mainstream você já tem condições melhores, tanto de palco e iluminação quanto financeira e tudo mais... é algo realmente bem mais profissional (como deveria ser). Mas isso também varia de banda pra banda, tenho certeza que tem banda aí de mainstream que não dá condição necessária pro fotógrafo e tudo mais, tem de tudo né... varia da "escola" de onde veio.
Eu acho que o independente, pra quem é fotógrafo, é fundamental... ainda mais se o "sonho" for esse de fotografar bandas e tudo mais. É ali que você aprende tudo, aprende a tirar fotos boas em condições péssimas, é onde você mais rala... mas no final das contas é bom porque a partir do momento que ganha condições melhores, tudo fica mais fácil e você consegue se desenvolver mais ainda.
Em contrapartida disso tudo, no independente você não tem uma certa pressão no seu trabalho... você não tem muito compromisso, já no mainstream você tem que estar 100% de compromisso com aquilo, tem que fazer bem feito todas as vezes, tem que estar com todo o material decupado, organizado, enfim, são exigências mil a mais... você tem que estar disposto todas as horas, sem contar que a carga horária é bem superior. Tudo tem seu lado bom e ruim, não existe o céu e o inferno nessas coisas, é tudo misturado.

9- Qual sua foto preferida das que já tirou?
Costumo dizer que a preferida vai ser sempre a próxima... é impossível escolher uma ou outra. Tem aquelas que você gosta mais hoje, mas amanhã já não é mais a sua preferida. É como se perguntasse pra uma mãe de 2 ou mais filhos qual ela prefere... não tem jeito. Então a saída é sempre achar que a próxima é que vai ser a melhor.

10- Deixe um recado pra quem acessa o Powerpop Br.
Galera que acessa o Powerpop, espero que não tenham se arrependido por perderem alguns minutos das suas vidas lendo as palavras que respondi. Espero que elas tenham sido útil em pelo menos 1% haha.
E ao pessoal do blog, valeu pelo espaço e pelo convite!
Um beijo e um abraço!

Conheça mais em:
http://www.cesarovalle.com/
http://www.flickr.com/cesarovalle
http://www.fotolog.com/cesinha
http://www.twitter.com/cesinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSOS